Medindo a Distância das Estrelas

Quando queremos medir o comprimento de objetos pequenos e domésticos, como uma mesa, por exemplo, normalmente utilizamos uma fita ou escala métrica, onde em sua grande maioria, são graduadas nas unidades de medidas como: o milímetro (mm), centímetro (cm), polegada (pol) e o metro (m). Já para a marcação ou posicionamento de cidades em uma estrada (ou rodovia), a unidade de comprimento utilizada é o quilometro (Km).

Afinal, como os astrônomos medem as distâncias entre as estrelas, planetas e outros corpos celestes?


No universo, as distâncias são de proporções muito maiores das que conhecemos e utilizamos no dia a dia. Dentre as diversas formas de medir a distâncias das estrelas, a mais comum é o método do paralaxe, também chamado de método da triangulação, de Tales de Mileto. A paralaxe estelar é usada para medir a distância das estrelas mais próximas da Terra e consiste em determinar o ângulo formado entre as direções das observações, realizadas num intervalo de tempo de seis meses. As medidas das direções observadas baseiam-se na posição de outras estrelas, normalmente estrelas de fundo, e o ângulo de paralaxe é a metade do desvio total. Portanto, conhecendo o ângulo de paralaxe e usando um pouco de trigonometria, podemos determinar a distância aproximada de uma estrela!

 Paralaxe Estelar

As unidades de medidas adotadas são a unidade astronômica (UA), o Ano Luz (al) e o Parsec (pc). Uma unidade astronômica corresponde à distância média entre o Sol e o planeta Terra, que é aproximadamente 150 milhões de quilômetros. Um Ano Luz equivale a distância percorrida pela luz no vácuo, cuja velocidade é de aproximadamente 300.000 km/s, durante o tempo de um ano. Já o Parsec é a distância da Terra ao Sol, uma unidade astrônomica, sob o ângulo paralaxe de um segundo de arco (1"), assim equivalendo à aproximadamente 3,26 al.

Distância média aproximada entre a Terra e o Sol
 
A velocidade escalar média pode ser obtida pela razão entre a distância percorrida (d) e o intervalo de tempo decorrido (t), matematicamente podemos verificar:

Contudo, podemos também determinar o tempo para que a luz solar chegue ao planeta Terra:
 
Portanto, os resultados matemáticos mostram que a luz solar leva cerca de 8,3 minutos para chegar ao planeta Terra. Concluímos que, quando observamos os corpos celestes, estrelas, planetas e etc., estamos, na realidade, observando o passado, já que as imagens são de luzes emitidas ou refletidas por eles, necessitando de consideráveis intervalos de tempo para chegarem à nós, no planeta Terra!

Resumindo, temos:
Agora que você está sabendo mais sobre as medidas de distâncias astronômicas, realize o questionário e exercite com a simulação Unidades Astronômicas do Dr. Fisistein! 






REFERÊNCIAS:
  • OLIVEIRA FILHO, Kepler de Souza; SARAIVA, Maria de Fátima Oliveira. Determinação de Distâncias Astronômicas. Disponível em: <http://astro.if.ufrgs.br/dist/dist.htm>. Acesso em: 20 ago. 2017.
  • ASTRONOMIA, Abc da. Ano Luz. 2011. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=X08LxSz_Ecw>. Acesso em: 20 ago. 2017.
  • PIRES, Antonio S. T.. Evolução das idéias da Física. São Paulo: Livraria da Física, 2008.