A Rádio Fisistein está no Ar

Muitas são as músicas, nacionais e internacionais, que envolvem os fenômenos e as grandezas Físicas. Não sei se percebeu, mas caso esteja ouvindo as músicas do player do Dr. Fisistein, elas abordam alguns objetos de estudo da Física.

                                    
Mas afinal, o que são as grandezas Físicas?
É através das grandezas Físicas que mensuramos, analisamos e comparamos as propriedades físicas dos fenômenos em estudo. Normalmente, elas são identificadas através das unidades de medidas padronizadas pelo sistema internacional de medidas (SI). Por exemplo, quando queremos medir o deslocamento de um corpo, a unidade de medida padrão utilizada é o metro, representado pela letra m. Já quando queremos medir a intensidade de uma corrente elétrica num fio elétrico, a unidade adotada é o Àmpere, representada pela letra A.

As grandezas físicas são ditas fundamentais ou derivadas. As fundamentais são as grandezas padrões e invariáveis que servem como base para definir outras grandezas. E as derivadas são as definidas a partir das grandezas fundamentais. A tabela a seguir mostra as 7 grandezas fundamentais da natureza:

Grandezas Físicas Fundamentais

Assim, existe uma infinidade de grandezas derivadas. Por exemplo, a velocidade de um automóvel indica o quanto veloz ou rápido ele está, pois ela é uma grandeza derivada definida como a razão entre o deslocamento, medido em metros (m), e o tempo, medido em segundo (s), adquirindo como unidade o metro por segundo (m/s).
As grandezas físicas, ainda são classificadas em escalares ou vetoriais:
  1. As grandezas vetoriais são aquelas representadas por um vetor, ou seja, são as que dependem da direção, do sentido e da intensidade (valor numérico) no fenômeno estudado. Exemplos: deslocamento, velocidade, força e etc.
  2. As grandezas escalares já são as perfeitamente caracterizadas apenas pelo seu valor numérico. Exemplos: temperatura, massa, tempo e etc.
Agora que você aprendeu um pouco mais sobre as grandezas físicas, resolva o Questionário!!!





REFERÊNCIAS:
  • CARRON, Wilson. Vetores. As Faces da Física. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2006. Cap. 5. p. 45-53.
  • HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Medição. Fundamentos de Física: Mecânica. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC - Livros Técnicos e Cientificos Editora S. A., 2008. Tradução de Ronaldo Sérgio de Biasi. Volume 1. Cap.1. p. 2-9.